Como aumentar a produtividade no dia-a-dia

Essa é uma questão que é levantada todos os dias por milhares e milhares de trabalhadores em todo o mundo. Diante de um cenário completamente sedutor, cheio de distrações, redes sociais, aplicativos e jogos, a era digital faz necessária a tomada de atitudes que cooperem para centralizar nossas atividades para que consigamos no final do dia, visualizar o rendimento positivo da agenda de compromissos.
Eu, é claro, não fiquei livre desta questão. Mãe de três filhos, empreendedora, palestrante, organizadora do meu lar, precisei aprender a priorizar.

Veja algumas formas principais que, juntas, podem trazer benefícios para a administração do seu tempo:

1) Organização

Primeiramente tenha em mente que o seu local de trabalho precisa cooperar com você. Um ambiente limpo, uma mesa com apenas o essencial sobre ela e as gavetas contendo o que você realmente utiliza no seu dia-a-dia basta. Experimente escanear seus documentos e comprovantes. Mova-os para uma pasta em seu computador. Você pode utilizar o Evernote, por exemplo. Um aplicativo bastante útil para organizar sua documentação digital, links, notas, receitas, etc. As tarefas do lar também não ficam de fora. Quem trabalha em casa, no cuidado da família, buscar alternativas para diminuir a bagunça no ambiente é preciso. Dê uma geral nas contas, nos documentos, nas revistas velhas, livros antigos e veja o que pode ser descartado.

2) Mantenha uma agenda

Não importa se é de papel ou eletrônica. Uma agenda pode fazer muito por você. Não a utilize apenas como calendário de eventos. Diariamente, faça um check list dos seus compromissos. Enumere-os em ordem de prioridade. Caso as atividades com tempo mais curto para serem executadas possam ser feitas logo no início do dia, comece por elas. Assim, você conseguirá ter a sensação de produtividade e vai querer manter o ritmo. Sempre organize sua lista no dia anterior. Não perca tempo pela manhã elaborando-a. Abrir a agenda e já começar a agir já é uma forma de economizar tempo.

3) Foco

Me lembro quando eu lia, relia e estudava tudo sobre gestão do tempo, mas, não aplicava o foco na minha estratégia e assim, perdia tempo com coisas que não acrescentavam em nada nos meus objetivos. Até que decidi aplicar foco e identifiquei os roubadores do meu tempo.

Passei a ler meus e-mails apenas duas vezes ao dia (manhã e noite) e desinstalei do celular os aplicativos das redes sociais. Ainda que se configure para que eles não mostrem as notificações, acabamos nas tentações de olhar de vez em quando o que está acontecendo por lá. Portanto, experimente utilizar seu celular/smartphone com aplicativos úteis para a empreendedora, como por exemplo o Todoist, que é um excelente auxiliador na busca para um dia mais produtivo.

Um exemplo na Bíblia sobre a importância do planejamento:

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. (Lucas 14:28-30)

Ou seja, para sermos bem sucedidas nas áreas de nossa vida, é preciso organizar-se!

E você, já utilizou algum meio para melhorar a sua produtividade? Conte aqui!

Deus abençoe, até a próxima! =)